quarta-feira, 11 de julho de 2007

Entidade acolhedora: Auroville एन्तिदादे अकोल्हेदोरा: औरोविले


Auroville Tamil Nadu situa-se perto de Pondicherry, no sul da Índia. Construída com o propósito de realizar a unidade humana na diversidade artística, a cidade é, acima, de tudo, um laboratório vivo. Diversas experiências aos mais variados níveis são apoiados e fortemente encorajados.
Conta actualmente com cerca de 2 mil pessoas, um terço das quais indianas e as demais originárias de 38 países de todo o mundo। Nos passados 38 anos, Auroville tem crescido e actualmente engloba mais de 100 locais de residência espalhadas por 26 km quadrados.

A génese de Auroville baseia-se na necessidade primordial de auto conhecimento individual e artístico dentro de um contexto social, moral, cultural, racial e hereditário.

No seu núcleo estão os conceitos de liberdade e conhecimento. Auroville não existe apenas como cidade internacional onde pessoas de diferentes origens vivem e convivem. Muito além desta dimensão internacional, a cidade organiza-se e desenvolve-se, em todos os aspectos vivenciais, pela arte como auto-descoberta.

Constituição da Utopia Foi em Fevereiro de 1968, na cerimónia de inauguração de Auroville, que representantes de mais de 100 países trouxeram um punhado de terra proveniente dos seus locais de origem como gesto simbólico de unificação humana e desenvolvimento individual numa lógica de vivência colectiva.

Em constante evolução, hoje a cidade começa progressivamente a tomar a forma intencionada pelos seus fundadores, radiando a partir do centro, onde se situa o monumento Matramandir e formando quatro zonas distintas - Internacional, Cultural, Residencial e Industrial.

Os residentes dedicam-se a muitas actividades diferentes incluindo a regeneração ambiental, pesquisa em técnicas artísticas, tecnologia, arquitectura, investigação e educação.

Auroville foi concebida para albergar cerca de 50000 habitantes. Hoje este número ronda cerca 2000 habitantes provenientes de cerca de 38 nações, vivendo em mais de 100 locais de residência de tamanho variável separados por aldeias e templos. A cidade é rodeada por aldeias Tamil com uma população total de 35000 pessoas.

Sem comentários: