domingo, 1 de julho de 2007

Novos parceiros / Novas condições de trabalho- नोवोस पर्सिरोस नोवास कोन्दिकोएस











27 de Junho a 29 de Agosto





Após a saída de Auroville, uma semana depois de ter chegado à Índia, ainda não tinha local fixo de trabalho.
Nessa altura reatei contactos com uma ONG francesa na pessoa de Danny Egreteau, a NANGAL, instalada a 13 km de Auroville em Nellikuppam, contactos que tinham sido efectuados ainda em Lisboa durante a execução do ante-projecto de residência.

Nellikuppam está situada entre Pondicherry e Auroville, no golfo de Bengal, que há 5 anos sofreu o devastador impacto do último tsunami. É com as crianças sobreviventes do tsunami de 25 de Dezembro de 2004 que a NANGAL trabalha, ao abrigo do projecto “Building Hope Healing Lives Post Tsunami”.

Os membros desta ONG vivem num campus a curta distância do mar, em “huts” (casas características de Tamil Nadu, construídas com troncos de bambu e com telhado de folhas de palmeira), onde me instalei no dia 27 de Junho.

Desde o início toda a cúpula da associação NANGAL se mostrou muito receptiva em acolher-me, dando-me as condições que procurava. Apesar da diferença de objectivos entre a minha actividade e a actividade da organização, a ideia de ter um artista a trabalhar no seu espaço foi muito bem recebida de modo a proporcionar-me, tanto quanto possível, condições logísticas para desenvolver paralelamente o meu projecto.

Essas condições passaram pelo aluguer de uma das cabanas disponíveis, com 15 m2, para trabalhar e habitar; o espaço de trabalho era cerca de 7m2. O custo foi calculado em 250 rupias diárias que, apesar de se tratar de uma quantia quase simbólica, constituiu uma derrapagem financeira no projecto.
No orçamento inicial a estadia era inteiramente suportada pela entidade acolhedora .

Por tal não ter sido possível, o alojamento foi custeado através de auto-financiamento.








Sem comentários: