domingo, 1 de julho de 2007

TÉCNICAS: Pintura corporal com Henna - पिंतुरा कोर्पो हेन्ना


A pasta de Henna é normalmente aplicada na pele usando um cone de plástico ou um pincel, mas muitas vezes é usado um pequeno frasco com uma ponta metálica, muito habitual na pintura em seda। Após a aplicação a área em questão é enrolada em tecido fino de algodão, ou em plástico, de maneira a reter o calor do corpo e assim originar uma cor mais intensa e contrastante com a pele. O invólucro é mantido enquanto for possível, e finalmente retirado. A cor final resulta em castanho-avermelhado e pode durar entre uma semana e um mês, dependendo da qualidade da pasta.


Antes de me apropriar finalmente da Henna no meu processo de trabalho procurei saber o comportamento original deste material.
Efectuei várias pinturas corporais segundo a técnica e padrões habituais.
Existem partes do corpo onde a Henna penetra melhor, nomeadamente na palma das mãos e planta dos pés।


Os padrões são tipicamente bastante intrincados, e na sua maioria destinam-se ao enfeite de noivas antes do casamento. No entanto, segundo tradições de muitas partes do mundo, como Bangladeche, Índia e Sudão, também os noivos devem ser pintados. No Rajastão (noroeste indiano), onde o mehndi é uma arte popular bastante antiga, os desenhos destinados aos noivos são tão elaborados quanto os das noivas.
Em Kerala (sudoeste indiano), a Henna é conhecida por Mylanchie, e é vulgarmente usada pela comunidade Mappila (muçulmana) nos casamentos mas também em festivais. Noutros países, como Marrocos, a Henna pode ser usada em qualquer ocasião especial. Por exemplo, ao 7º mês de gravidez, após o parto, em casamentos, festas de noivado, reuniões familiares, ou em qualquer outra situação digna de ser comemorada.

A maior dificuldade que encontrei, no que toca à utilização da Henna nos meus trabalhos em tela, foi na fixação. Tradicionalmente é fixada com açúcar e limão, embora existam óleos para optimizar a fixação.

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