domingo, 1 de julho de 2007

TÉCNICAS: Bidi - बीडी



Chama-se bindi (em hindi significa "ponto") a um ornamento feito na fronte das mulheres, homens e por vezes animais sagrados, usado no sul e sudeste da Ásia। Pode também ser chamado pottu ou tilaka, (podendo este ser usado também noutras partes do corpo. Normalmente é feito no risco do cabelo das mulheres casadas e na testa dos padres hindus, dos hindus praticantes e de outros hindus, em cerimónias religiosas).
Segundo a tradição, as mulheres indianas casadas usam o bindi na testa. O bindi tradicional é feito com pó sindoor vermelho ou também com unguento preto. É aplicado na região do ajna (o sexto chakra, de acordo com a crença hindu, localizado na testa), um dos centros humanos de energia física e espiritual que representa o terceiro olho, ou o olho "espiritual". Crê-se que o bindi evita perdas de energia e atrai a sorte.
Actualmente, o bindi tornou-se principalmente num elemento decorativo e é usado também por mulheres solteiras e até por mulheres não hindus, na Índia, Bangladeche e noutros países do subcontinente indiano। Já não há restrições quanto à sua cor ou forma. Também se encontram com grande facilidade bindis adesivos feitos de feltro de várias cores e com várias formas.
Os bindis podem ser usados pelas mulheres, homens e crianças da diáspora indiana fora da Índia. Também alguns ocidentais convertidos a seitas hindus (Hare Krishna, por exemplo) podem eventualmente ser vistos com um bindi.
Vulgarmente associados às mulheres, os bindis podem no entanto ser usados, individualmente ou como parte integrante de uma marca mais elaborada de casta (naamam), pelos homens hindus mais estreitamente ligados à tradição.

Trata-se aqui de pigmentos naturais, facilmente solvíveis em água e de baixo custo.
Podem ser encontrados nos mercados e em todos os templos.

2 comentários:

Flor Baez disse...

Gostei muito do seu blog.
Isso mesmo.
Adicionarei aos meus favoritos! Leitora já!

ManZone Music disse...

Opa. Esse blog me foi muito útil. Desejo tudo de bom.