domingo, 1 de julho de 2007

Religião como tema de trabalho रेलिगीओं कामो टेम दे त्रबल्हो




Hinduísmo, Shivanismo e Cristianismo em Tamil Nadu, características religiosas do povo Tamil, miscenização hindu-cristã. Signos, símbolos e rituais.

A religião é, desde há muito, um tema que tenho explorado, inclusive em residências anteriores. A Índia e o clima espiritual totalmente presente na mente e vida de cada um, muito em especial neste estado indiano, onde a miscenização religiosa se alia ao espírito profundamente tolerante do povo Tamil, foram muito rapidamente apropriados por mim como potencial base temática de trabalho.

As 4 religiões predominantes, Hinduísmo, Cristianismo, Islamismo e Budismo, com símbolos e signos manifestos através de uma cultura visual tão afirmativa quanto caótica, levaram-me a querer, e no decurso da primeira fase de pesquisa, a aproximar-me dos locais de culto, cerimónias e festivais religiosos (ver: 8. Produção).
A forma como essas diferentes religiões, costumes e crenças convivem no espaço público é realmente impressionante para quem conhece a Índia pela primeira vez.

A riqueza simbólica do Cristianismo e do Hinduísmo (e, em particular, do Shivanismo, tendência religiosa dentro da religião hindu, massivamente disseminada no sul do país, que prescreve Shiva como supremo Deus) tornou-se cada vez mais evidente e interessante enquanto experiência plástica.

2 comentários:

Anónimo disse...

olá, parabéns fiquei fascinada pela quantidade de informação que dás no teu blog sobre o país que mais almejo conhecer...ao ponto de sentir inveja...não consegui evitar...
adoraria ter esse quadro do meu adorado ganesh para mim...

Anónimo disse...

bom comeco